segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

creme de cenoura com manjericão


    Em casa dos meus pais nunca faltou a sopa! Tínhamos sopa ao almoço e ao jantar, sempre! Ainda hoje quando lá vamos, vamos na espectativa de comer mais uma vez uma daquelas sopas maravilhosas!
Hoje já sou mãe e a sopa faz parte do quotidiano. Sei que se comermos uma sopa já estamos a ser bem alimentados!
    Sempre gostei de cozinhar mas não como os verdadeiros cozinheiros! Não sou muito de improviso. Adoro receitas! Tenho imensos livros e gosto realmente de escolher e elaborar uma boa receita. Quando resulta bem, aponto a receita num caderno próprio que tenho, onde escrevo também as alterações que fiz!
    Neste momento ando a fazer uma selecção de sopas e de pão para fazer diariamente ao jantar e para poder partilhar aqui.
    Descobri que facilita imenso o meu dia ter apenas uma boa sopa ao jantar e por ser só sopa faço questão que seja especial. Ah! E faço uma diferente por dia, assim vario sempre os ingredientes. Tenho a sorte de viver ao lado do Mercado onde encontro produtos biológicos frescos diariamente!
    Não tenho bimby mas sou uma fã dos seus livros e da revista, por isso escolho muitas vezes receitas de bimby e faço no meu tradicional fogão!

Rita

    Ontem ao jantar fiz um creme de

Cenoura com manjericão fresco

Azeite
1 cebola picada em cubos
40g g de arroz basmati
750g de cenoura em pequenas rodelas
1 L de água
300ml de leite
manjericão fresco
sal

    Aqueci um pouco a cebola no azeite, até ficar tenra, juntei as cenouras e deixei cozer 5 minutos. Acrescentei o arroz, a água e um pouco de sal. Deixei ferver e reduzi o lume, tapei e cozi durante 45 minutos, mexendo de vez em quando, até as cenouras ficarem tenras.
Reduzi a puré com a varinha mágica (bato durante bastante tempo para ficar bem cremoso).
    Voltei a colocar no fogão, juntei o leite e vi se estava bom de sal.
    Num pequeno almofariz esmaguei em azeite e sal algumas folhas de mangericão que deitei nas tças de sopa ao servir!

    Ainda fiz uns muffins de curgete que sugeria no livro!

    Misturei numa taça grande 300g de farinha, 3 colheres de chá de fermento em pó, 200g de curgete ralada grossa, 1 iogurte natural, 2 colheres de queijo creme, 3 colheres de sopa de azeite, 3 ovos e 3 colheres de sopa de leite.
    Mexi muito bem com um garfo e deitei nas formas de papel que encaixei na forma de 12 buracos própria para muffins.
    Esteve 20 minutos a 200º mas acho que aguentava mais 5 minutos!

Sem comentários:

Enviar um comentário