segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

pantone ...



    Ao servir a sopa de hoje lembrei-me de como seria interessante se as sopas tivessem uma referência pantone como nome!
    A sopa sugerida pela Rita, com as alterações que descreverei, resultou num creme branco pastel muito apelativo que eu servi com três folhinhas de manjericão.
    As minhas sopas são muito fáceis de cozinhar pois são, na maioria das vezes, legumes cozidos e triturados, aos quais adiciono azeite e umas ervas.
    Sem simplificar excessivamente mas também procurando manter os sabores próprios de cada ingrediente, tenho a minha filha mais velha, com apenas dois anos, como a minha melhor crítica. Ela gosta muito de sopa e, excetuando as sopas mais tradicionais portuguesas ou de outros países, acompanha-nos sempre neste prato.

    Na receita da sopa de couve flor de hoje não fiz o salteado, coloquei uma batata muito pequenina juntamente com os restantes legumes no copo da Bimby e cozi durante os habituais 30 minutos, tendo triturado no final com um pouco de sal, um fio generoso de azeite e uma folhinha de manjericão. Servi com folhinhas inteiras e a família adorou!

    Para amanhã proponho um novo pantone! Sopa de cenoura, castanhas e cogumelos que se faz assim:

1 cebola
1 alho francês
4 castanhas congeladas
2 cenouras médias
80g cogumelos brancos
1 pitada de cravinho em pó
1 raminho de coentros picados
1l água
sal q.b.
azeite

    Os legumes juntam-se no copo com a água e os cogumelos laminados colocam-se no cesto, cozendo no vapor, durante 25 minutos/vel1/100º.
Retirar o cesto com os cogumelos e adicionar o sal e o cravinho. Cozinhar mais 5 minutos/vel1/100º e por fim triturar com um fio de azeite.
    Servir com os cogumelos laminados e os coentros picados ao centro.

    As castanhas congeladas são um acompanhamento especial em sopas e outros pratos. Tenho-as quase sempre no congelador e, de vez em quando, presenteio um assado de aves com algumas fazendo as delícias da Sofia!


Sem comentários:

Enviar um comentário