quarta-feira, 6 de março de 2013

bolo de banana, sopa de 5 ingredientes e salada de vegetais assados com tofu

O bolo de banana de hoje é uma variante do "nosso clássico" e fica igualmente irresístivel! O quê que eu lhe fiz? Reduzi o açúcar mascavado da receita a apenas 100g, adicionei uma mão cheia de nozes, uma colher de chá de sementes de papoila e guarneci-o com umas rodelinhas de banana sobre a massa antes de ir ao forno. Hum! Está delicioso!

Para o jantar, e depois de ter estado a ver blogs com pratos de fazer crescer água na boca, decidi tirar uma ideia daqui, outra dali, e fiz uma sopa de abóbora que deve ser a mais simples e deliciosa que alguma vez fiz. Baseia-se numa sopa de 5 ingredientes retirada de um blog. Eu coloquei-lhe mais dois porque gosto que o único prato do jantar da Sofia seja mais completo e por isso fi-la desta forma:

500g de abóbora
1 cebola
1 dente de alho
1 copo de leite de soja
1 raminho de salsa, coentros e hortelã
sal
azeite

Coze-se a abobora com pouca água, a cebola e o alho, triturando-se 1,30min/vel7 ao fim de 20min/100º/vel1. Adiciona-se o leite e coloca-se novamente a ferver 4min/100º/vel1. Por fim junta-se o raminho de ervas e tritura-se tudo 30seg/vel7.

A salada foi feita com os ingredientes e pelo processo abaixo descrito:

1 beterraba
1 batata doce
1 maça
1 dente de alho
sementes de cevada pulverizadas
coentros
tofu

Molho
sumo de 1 limão
sal
1 colher de café de gengibre em pó
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
um raminho de coentros

Corta-se a beterraba aos cubos e reserva-se uma parte para cortar às rodelas muito finas - cerca de 10 rodelas. Num tabuleiro de ir ao forno pus uma folha de papel vegetal e coloquei os cubos de beterraba com o dente de alho picado um fio de azeite e um raminho de coentros e levei ao forno a 180º. Pulverizei as sementes de cevada e envolvi muito bem as fatias finas de beterraba neste pó e coloquei no forno dentro de um tabuleiro.
Depois de muito bem lavada, cortei a batata doce, às rodelas e fiz o mesmo a uma maçã. Meti ambos os ingredientes no mesmo tabuleiro das fatias de beterraba que já se encontravam no forno.
Enquanto os legumes cozinhavam, cerca de 50 minutos, fiz o molho colocando todos os ingredientes no copo e triturando até obter uma mistura homogénea. Dez minutos antes de desligar o forno fatiei o tofu e levei-o ao forno para secar levemente.
No final, retira-se a beterraba do papel e coloca-se numa travessa, juntando depois os restantes ingredientes assados que deverão ter um aspeto ligeiramente assado nas extremidades. Corta-se o tofu em cubos e  coloca-se por cima dos legumes. Por fim acrescenta-se o molho.
Os legumes ficam lindos e o contraste de cores faz deste um prato super apetecível! Até as cores que ficam no prato sujo são bonitas!

Sem comentários:

Enviar um comentário