sábado, 6 de abril de 2013

scones
























Hoje a noite foi difícil! A Amélia não se sentiu bem e acabou mesmo por vomitar. Mal acabou disse "coitadinha da Amelinha! Escupiu o dói dói! Vamos guardar para mostrar à avó!!"
Enfim! Depois disto começa a Ema a chamar e por aí fora!
Mal o dia começa elas estão fantásticas como se nada tivesse acontecido e nós arrasados! Queríamos ter saído para aproveitar a tarde de sol mas não há forças para isso. Como sempre, e para fazer a vontade à Amélia, lá fomos para a cozinha e desta vez para fazer scones! Eu nunca tinha feito! É ridículo, eu sei! Mas essa é umas das especialidades do Luís por isso nunca foi preciso! Mas hoje ele estava a descansar por isso fui aos meus livros! Descobri uma receita simples no livro da Mafalda Pinto Leite. Não tinha os ingredientes todos mas isso já não me assusta. O resultado foi uma bela surpresa! Acho que vou repetir esta receita muuuuitas vezes!!

Alguns ingredientes podem parecer impossíveis de encontrar mas hoje em dia já não é assim! Eu, aqui no mercado de Matosinhos, na loja Bio encontro tudo! A Eva na baixa, entre o Quintal, as ervanárias e os indianos também arranja seja o que for!

Então fiz assim!

3 1/2 chávenas de farinha de espelta
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sal grosso
1 chávena de leite de arroz (em vez do soro de leite)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça demolhadas em 6 colheres de água morna durante 15 minutos (em vez de 1 ovo)
2 colheres de sopa de açúcar de coco (em vez de açúcar branco)
125g de uma mistura de manteiga e óleo de coco derretidos, mais quantidade de óleo do que de manteiga. Só não usei apenas óleo de coco por não ter suficiente. (em vez de manteiga)

Aquecer o forno a 200º. Demolhar as sementes na água morna e reservar. Misturar numa tigela grande a farinha, o fermento e o sal. Noutra taça misturar o leite e o açúcar e mexer. Juntar as sementes juntamente com a água depois de 15 minutos de molho. Misturar. Juntar um pouco da farinha à mistura de leite e mexer bem. Juntar lentamente o óleo e a manteiga derretidos, mexendo sempre. Deitar o resto da farinha e mexer com uma colher de pau até formar uma massa macia e elástica. Num balcão enfarinhado, amassar com o rolo até ter uma espessura aproximada de 2,5cm e cortar círculos com uma forma de bolachas redonda. Levar ao forno 15 minutos ou até dourar!

Sem comentários:

Enviar um comentário