domingo, 5 de maio de 2013

outra sopa de feijão verde























O meu curso de sopas via telefone com a Eva continua! Antes de lhe telefonar, pego no meu caderno e numa caneta para poder tirar notas! Estou a levar isto mesmo a sério! Quero aprender a arte da mistura de legumes e tenho-me divertido com isto.
Dá-me especial prazer preparar os legumes com todo o cuidado. Gosto de usar uma tábua e uma boa faca.
Descasco tudo na tábua e não na mão. Demoro no processo mas faço-o de forma tranquila. Tranquilidade é tudo o que preciso neste momento e neste momento preparar a sopa é o meu refúgio. Penso no filme a rapariga com brinco de pérola e a forma como ela preparava os legumes para a sopa e como os organizava por cores! Atitude que encantou imediatamente o pintor Vermeer. No livro esta cena é maravilhosa e a conversa entre a empregada e o futuro patrão é fantástica. No filme, como sempre é uma cena curta mas a imagem é tão bonita... todo o filme em termos de fotografia é encantador.
Bem! Eu agora sempre que faço a sopa sinto-me a rapariga com brinco de pérola e ando a tentar descobrir o máximo de combinações possíveis dentro dos legumes que encontramos facilmente nas prateleiras do supermercado ou nos nossos mercados! E para isso preciso da Eva ;)
A combinação de hoje estava tão boa que não podia deixar de partilhar!

Sopa de feijão verde (outra versão)

1 molho pequeno de vagens de feijão verde
3 ou 4 floretes de couve flor
2 cenouras grandes
1/2 curgete
1 cebola grande
2 dentes de alho

Partir tudo com calma em pequenos pedaços, deitar numa panela e cobrir com água (mais um dedo).
Deixar levantar fervura, reduzir, cozer 25 minutos e por fim juntar sal, azeite e triturar muito bem até ficar um creme aveludado.

Sem comentários:

Enviar um comentário