domingo, 20 de janeiro de 2013

creme de legumes com feijão encarnado

    As sopas fazem parte do quotidiano das famílias com crianças. A partir dos seis meses, a generalidade dos bebés, começa a comer sopas muito simples, descobrindo novos sabores e novos aromas. Assim, a sopa torna-se o prato principal do dia e, à medida que o bebé vai crescendo, poderá adaptar-se a toda a família com a inclusão de ingredientes mais variados e mais apelativos.
    Aqui em casa apreciámos sopas simples no dia a dia e, por vezes, dependendo da época, gostamos de uma sopa fria como o salmorejo ou gazpacho. 
    As minhas sopas são, na generalidade simples, rápidas e fáceis, requerendo apenas algum stock no congelador, dois ou três legumes frescos e algumas leguminosas, juntar tudo, deixar cozer e triturar. Faço-as de uma forma intuitiva, associando cinco ou seis ingredientes, uma pitada de sal, um fio de azeite e um raminho de ervas! Apresento-as quase sempre sob a forma de creme, embora aprecie uma sopa tipo minestrone ou as tradicionais e deliciosas sopas portuguesas com legumes inteiros. Mas, como tenho crianças e, porque temos uma aliada insubstituível na cozinha - a Bimby, que nos permite fazer excelentes cremes aveludados, faço-os frequentemente. Para isso cozo sempre os legumes durante 30 minutos e trituro-os no final durante 1 minuto e 30 segundos ou 2 minutos na velocidade 7!


    Para que o creme não fique demasiado espesso deverá rever-se a quantidade de água após a trituração. Se necessário pode acrescentar-se mais no final e voltar a mexer.

    A sopa do almoço de hoje foi um creme de 

LEGUMES COM FEIJÃO ENCARNADO

1 cebola
2 dentes de alho
1 nabo médio
1 curgete pequena
50g de feijão encarnado(previamente demolhado)
150g de abóbora
1l água
sal q.b.
azeite

    Coloquei todos os ingredientes descascados e partidos no copo com a água 30min/vel1/100º. No final adicionei uma pitada de sal pela bucal e um fio de azeite e triturei 2min/vel7.

    Voilá! É muito simples e toda a família comeu.
    Eu compro o feijão encarnado seco e demolho em casa mas pode usar-se enlatado. 

conversa de mãe





    Depois de mil mensagens de telemóvel onde trocamos diariamente as receitas das sopas do jantar e as experiências do dia a dia em casa com duas crianças pequenas, resolvemos usar este espaço para o registo das nossas receitas e alguma conversa!
Estou a pensar fazer para logo uma sopa de cenoura com manjericão!
Leva cenoura, cebola, arroz (só 40g), água e leite. Leva hortelã mas vou usar manjericão.
    Queres fazê-la também?

Rita



    Antes de falar do jantar cá de casa e, porque vem a propósito, tenho que lembrar que hoje a nossa piccolina faz três meses!! Gosto muito desta fase em que vai entrar, com novas experiências sensoriais e muitas alegrias para os pais!

Hoje não faremos sopa para o jantar... Depois das sestas das crianças e do repouso (merecido) dos pais, o lanche atrasou-se e apenas a Sofia comeu a sopa que havíamos feito ao almoço, também ela uma sopa muito simples e deliciosa, cuja receita descreverei já.

    Entretanto para o lanche fizemos uns deliciosos pâes de Deus que saboreamos com chá! Sabe bem nestes dias chuvosos ter um lanche quentinho e alguma atividade na cozinha para entreter a filha mais velha.

Eva