quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

na minha cozinha



    Tal como disse a Eva, o site da green kitchen stories tem sido uma inspiração. De tal maneira que já experimentei pelo menos três receitas e estou já a pensar nas próximas. A verdade é que quando se experimenta comida de verdade, coisas frescas e saudáveis, já não se quer outra coisa. Eu pelo menos fico a pensar que se vivesse assim diariamente era ainda mais feliz!
    Elaborar pratos cheios de cor dá um prazer enorme! Hoje preparei uma salada com abóbora assada no forno, abacate, sementes, mizuna (uma folha parecida com a rúcula mas um pouco maior), alface, corintos, um pouco de millet e um molho de azeite, manjericão e salsa. Ficou maravilhoso!
    Como já disse, ficamos a pensar porque razão andamos nós a comer coisas que andam tão longe do seu estado natural. Coisas com tão pouca energia! Coisas que não estiveram a absorver a luz do sol directamente. Coisas que chegam a nossa casa dentro de pacotes! E por essa razão a minha cozinha nos últimos dias não tem tido sossego!
    Para além das sopas que faço diariamente, faço o nosso próprio pão e também os nossos iogurtes, que depois enfeito com frutas e adoço com mel. A Amélia que não come nada até ao fim até queria mais! Fazer iogurtes em casa é também uma coisa que me dá um enorme prazer. A minha Avó sempre fez, a minha Mãe também e eu quando casei foi das primeiras coisas que comprei! Uma iogurteira!




















As minhas versões das receitas

pão de espelta aveia e limão

1 chávena de chá de flocos de aveia, bem cheia
Sumo e raspa de 2 limões biológicos
3 chávenas de água gelada
1 colher de sopa de sal
30g de fermento de padeiro
3 colheres de sopa de azeite
1kg de farinha de espelta

    Primeiro gostaria de avisar que esta dose é um exagero! Dá 2 pães enormes! Eu estava a ver que o pão não ia caber no forno! Da próxima vez vou fazer 1/4 da receita.

    Misturar numa taça pequena os flocos de aveia com o sumo e a raspa dos limões. Dexar repousar 30 minutos. Combinar numa taça grande a água, o sal, o fermento de padeiro, o azeite e metade da farinha.
    Eu usei 1kg de farinha de espelta branca porque não encontrei integral mas da próxima vez farei uma mistura das duas.
    Misturar com cuidado até formar uma papa. Juntar os flocos marinados e o resto da farinha aos poucos. Misturar com muito cuidado e apenas 5 minutos porque o glúten da espelta é frágil.
    Depois de se ter uma bola elástica mas bastante húmida, divide-se em 2 e coloca-se em tabuleiros de ir ao forno por cima de papel vegetal. Deixa-se repousar 2 horas, tapada com um pano de cozinha, tendo o cuidado de não o deixar ficar directamente em contacto com a massa.
    Ligar o forno a 200º e 20 minutos antes de colocar lá o pão, põe-se uma taça com água quente no fundo do forno para manter a humidade.
    Fica a cozer entre 20 a 25 minutos.


comida saudável

    Nos últimos dias eu e a Rita temos andado fascinadas com um site de receitas vegetarianas que nos tem inspirado bastante! Os seus mentores são o David e a Luise, um casal com uma bebé chamada Elsa. O site, de nome Green kitchen stories, apresenta receitas variadas, de aspeto delicioso e saudável. Comida vegetariana simples, produzida com ingredientes naturais, cereais integrais, boas gorduras, frutas e vegetais. De uma forma muito apelativa falam sobre as suas receitas e ingredientes abordando também os cuidados que têm com a alimentação da bebé acreditando que a sua saúde e serenidade se deve a estes cuidados.
   As suas histórias sobre este e outros factos relacionados com comida são muito interessantes e instrutivas.
   A sopa que fiz para o jantar de hoje não foi retirada deste site mas estava muito boa! Entretanto já selecionei algumas receitas que pretendo experimentar brevemente! 
   Inspirada pela variedade de maçãs que existem nesta altura do ano nos mercados decidi fazer uma sopa de maçã com legumes muito fácil e deliciosa:
 
1 cebola média
2 dentes de alho
1 bocadinho de gengibre (mais ou menos do tamanho do dente de alho)
1 maçã reineta
1 cenoura grande
1 nabo médio
1 punhado de feijão branco
1l água
sal q.b.
azeite
 
   Coloca-se tudo a cozer durante 30 minutos/vel1/100º e tritura-se no final com o sal e um fio de azeite.
 
   Quando compro gengibre descasco-o, parto-o em pequenas porções e congelo. Assim está sempre pronto e não se estraga. Talvez não seja o ideal mas é muito prático e está sempre à mão para sopas ou outros pratos e chás!

blue sky