sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

bolo de banana

creme de lentilhas e pasta de feijão branco em pãezinhos de espelta


jantar de sexta

 
    O jantar de sexta feira costuma ser mais saboreado que os restantes jantares da semana, pela simples razão de ser véspera de fim de semana e estarmos mais descontraídos. Por isso, e porque ando curiosa a experimentar receitas novas, fiz para hoje como entrada uns pãezinhos de espelta com pasta de feijão branco e tomate.
    A receita dos pães de espelta retirei-a de mais um delicioso blog so good and tasty e a pasta de feijão do Whole living.

A sopa do nosso jantar foi a de lentilhas vermelhas da Rita e estava uma delícia!

Pães ou biscoitos de espelta
Esta massa deverá dar para 8 a 10 biscoitos, segundo o blog mas a minha deu para quinze!!

3/4 de chávena de leite de amêndoa (eu usei de soja)
1 c. chá de vinagre
2 1/2 chávenas de farinha de espelta (usei espelta integral)
1 c. sopa + 1 c. chá de fermento em pó
1/2 c. chá sal
6 c. sopa de manteiga sem sal aos cubos

    Aquecer o forno a 180º.
    Misturar o leite e o vinagre numa tigela. Peneirar a farinha, o fermento e o sal para um recipiente e misturar a manteiga mexendo até formar pequenos grumos de massa. Adicionar a mistura de leite e vinagre que deverá estar coalhada com uma colher de pau.Deitar sobre uma superficie limpa e amassar 10 a 15 vezes até obter uma massa uniforme. Esticar e cortar com formas redondas e levar ao forno em tabuleiro durante 18 a 20 minutos.
 
Para fazer a pasta de feijão branco é necessário:
 
2 chávenas de feijão branco cozido
1 dente de alho
sumo de meio limão
1 punhado de manjericão
4 a 6 c. sopa de azeite
sal
 
    Colocar tudo no copo da bimby ou numa misturadora e triturar. Acrescentar o azeite no final até obter uma pasta cremosa. Eu trituro quase sempre na velocidade 7 e vou verificando as texturas.

iogurtes de soja e sopa de lentilhas



    Fazer iogurtes é mesmo um processo mágico!
    Já fiz todo o género de iogurtes, desde os de aromas aos de soja. Fazer iogurtes de soja não é difícil e a bimby tem receitas para isso, eu acho que o truque é mesmo a iogurteira! É um objecto interessante e não ocupa assim tanto espaço! É uma boa prenda de anos! Que te parece?
    Já agora fica aqui a receita da minha sopa de ontem. É muito boa!

Sopa de lentilhas vermelhas

1 cebola em meias luas
2 cenouras às rodelas
2 dentes de alho picados
2 tomates em cubos
100g de lentilhas
Azeite
Sal

    Cobrir tudo com água e deixar cozer até ficar tudo tenro. Bater bem e servir bem quente!

eu quero fazer iogurtes!

    A minha mãe também fazia iogurtes e recordo o cheiro desses dias com saudade. Lembro-me de ficar grudada na tampa à espera que, por artes mágicas, o iogurte ficasse sólido! É tudo tão inexplicável quando somos crianças!
   Mas agora e aqui em casa também não entram laticínios salvo algumas exceções... Por isso, o que eu quero aprender a fazer são os iogurtes de soja! Já fiz três tentativas na bimby e... não houve magia!... Por alguma razão não consegui que a mistura solidificasse e, por isso, desisti. Adorava poder fazer os iogurtes, que a Sofia tanto aprecia e que, brevemente, a Rita também comerá!