segunda-feira, 18 de março de 2013

almoço, lanche, jantar

Quando estou sozinha "simplifico" mas não descuro o meu almoço. A maioria das vezes como uma sopa, por vezes uma salada, outras um creme de vegetais crus. Hoje foi o que fiz, um creme rico em vitaminas e pobre em calorias. Juntei meia curgete, uma cenoura, uma maça com casca, uma laranja descascada e um kiwi no copo da Bimby, triturei 1min/vel7 e adicionei sumo de meio limão, uma colher de chá de mel e uma colher de chá do afamado açafrão da Índia, misturando novamente 30seg/vel7. Ficou um creme muito agradável que me deixou leve e simultaneamente saciada até ao lanche. Ao lanche, como ainda me sentia sem fome, fiz um chá verde Gorreana que transformei num "chai", adicionando-lhe 1/2 colher de café de cravo da Índia em pó. O chá verde Gorreana é dos meus preferidos mas, como me doía levemente a garganta, coloquei o cravinho pelas suas propriedades antisséticas. O cravo da Índia adquiriu grande fama aquando das descobertas das especiarias do Oriente e, desde então, é usado como antissético oral. Tem um aroma exótico que me encheu a casa de perfume, além de ter pintado um bocadinho mais a água do "chai".
Ao jantar e, como continuo deliciada a explorar informação sobre alimentação saudável, vi um prato no my new roots, que por sua vez era retirado deste blog, que adaptei, ao ponto de ser outra coisa completamente diferente, mas que gostei bastante. 
Cortei um alho francês, uma cenoura grande e uma batata doce às rodelas e coloquei, por camadas e segundo esta ordem, num tabuleiro de ir ao forno. Piquei dois dentes de alho, espremi meio limão, pus umas pedritas de sal marinho, um ramalhete de coentros e reguei com um fio de azeite e levei ao forno a 180º durante 45min. 
Boas refeições!