sábado, 23 de março de 2013

bolo de beterraba & chocolate II

Ontem fiz o bolo de beterraba e chocolate que está disponível no nosso blog, pois a Rita já o fez e no livro e site da Green kitchen stories. Os autores chamam-lhe "decadent beet & chocolate cake"! O bolo deles está muito mais bonito que o meu e, por isso, prometi a mim mesma repeti-lo para ver se resulta melhor exteriormente, porque o conteúdo é maravilhosamente "decadente"!

100g de azeite
1/2 chávena de mel
50g de chocolate negro, 70% cacau em pedaços
250g de beterraba crua ralada
3 c. sopa de sementes de linho + 9 c. sopa de água quente (em vez de 3 ovos)
2 c. chá de fermento para bolos
1 1/2 chávena de farinha de espelta integral
5 c. sopa de cacau em pó
1 c. sopa de coco ralado

Pré aquecer o forno a 175º. Aquecer o azeite 4 min/50º/vel1, juntar o chocolate em pedaços e o mel e deixar derreter. Juntar a beterraba triturada e mexer 10 seg/vel5. Adicionar a mistura de sementes de linho com água e mexer 5seg/vel5. Deitar a farinha, o fermento, o cacau e uma pitada de sal e misturar bem 2min/panela aberta/espiga. Untar uma forma de buraco com azeite e polvilhá-la com o coco ralado, verter a massa e levar ao forno durante 25 minutos.

o livro

























O livro da Green Kitchen tem sido uma inspiração!
Passo os poucos minutos livres do meu dia a ler o livro. Adoro a forma como o livro é apresentado. Para além das lindas fotografias que tem, tem todas as dicas para elaborar uma cozinha saudável!
Uma das coisas que recomendam é cozer os feijões mal se compra e congelar em porções. Assim, como eles dizem, pode-se fazer uma refeição rápida e nutritiva!
O método é simples. Deixar os feijões de molho durante a noite. Na manhã seguinte retirar a água, deitar o feijão num tacho grande e cobrir com água fria, 2,5cm para além do nível do feijão. Acrescentar uma cenoura, meia cebola e duas folhas de louro. Deixar ferver em lume brando, tapado, durante 45 a 90 minutos. Está pronto quando se conseguir esmagar um feijão entre os dedos.
Enquanto leio as receitas vou comendo as minhas saladas com base de quinoa que retirei daqui!