quinta-feira, 28 de março de 2013

salada de quinoa vermelha






















Apesar de estar em casa com as minhas filhas, o meu almoço acaba sempre por ser diferente do delas e desfasado. A Ema está nas primeiras sopas e a Amélia nunca gostou muito de comer, por isso, para ela tenho quase sempre uma sopa de legumes, peixe cozido e massa ou arroz! Não varia muito! Entre ovo, peixe, massa e arroz, lá vai comendo! Ah! E as maçãs inteiras sem casca e as tangerinas que rouba da fruteira ao longo do dia!
Quando chega a minha vez, nem sempre tenho coisas preparadas por isso tenho sempre que inventar! O segredo é ter sempre legumes frescos no frigorífico e uma despensa cheia de grãos, sementes, leguminosas e frutos secos! Tenho feito com muita frequência quinoa porque, para além de gostar muito do sabor, é rápida a cozer e fica muito bem nas saladas!

A salada de hoje:
1 chávena de quinoa cozida (cozer com o dobro da água e uma pitada de sal. Deitar tudo a frio, deixar levantar fervura, tapar e cozer 15 a 20 minutos em lume brando)
Azeite e tomilho fresco para temperar

Nota:
1 chávena é bastante mas cozo sempre esta quantidade, guardo o que sobra no frigorífico e vou usando nos dias seguintes.

1/2 abacate maduro em pedaços
1/2 papaia pequena em pedaços
2 folhas grandes de alface em pedaços
1 rabanete em rodelas muito finas
Sementes de girassol
1/2 queijo de cabra fresco (dos pequenos) em cubos

Deixar a quinoa arrefecer um pouco, misturar os temperos, o resto dos ingredientes e servir!