domingo, 14 de abril de 2013

de volta às sopas

A sopa continua a ser o prato principal aqui em casa. A Sofia come-a muito bem e, agora que a Rita também já se iniciou nas sopas, arranjei uma forma de otimizar o tempo que dedico à confeção de duas sopas diferentes. A Bimby é a minha imprescindível auxiliar de cozinha e permite-me fazer as sopas para toda a família em simultâneo. Hoje fiz uma sopa de alho francês e, para que a Rita pudesse comê-la também, fiz assim: no copo coloquei uma cenoura grande, quatro pedacinhos de abóbora, meio alho francês e um litro de água. Na varoma coloquei uma cebola partida aos quartos e o restante alho francês às rodelas muito finas. Cozi durante 30min/varoma/vel1. No final triturei 1,30min/vel7 e retirei a sopa para a Rita à qual adicionei uma colher de chá de azeite. Coloquei novamente a tampa e adicionei a cebola, um pouco de sal, azeite e triturei novamente 1,30min/vel7. Servi a sopa triturada para a Sofia e acrescentei as rodelas de alho francês nas nossas sopas. A sopa estava deliciosa, tendo sido muito facilmente adequada a cada uma das crianças e dos adultos.
Esta semana destaco um agradável passeio a quatro, ao fim da tarde, onde conhecemos os belos espécimes - infelizmente em cativeiro - que estão na fotografia e não estavam na familiar feira dos passarinhos! 
Quando as tardes são longas e não há uma boa companhia para sair eu e a Sofia investimos nas atividades plásticas. Esta semana brincamos com canetas de feltro, oferecidas por uma querida amiga, e plasticina. Foi divertido, mesmo quando a plasticina teima em não se deixar moldar... Acho que também estava com frio...