domingo, 5 de maio de 2013

sintonia...


Intitulei de "sintonia" o meu post de hoje porque também aqui em casa tivemos um fim de semana em que, tal como as meninas da Rita, também as nossas estiveram - estão... - doentes. Doentes e, consequentemente, difíceis... A Sofia parece estar a reagir à chegada da Primavera. E, como no último post cometi o erro de dizer que a Rita não queria nada com os vírus, eis que hoje ela alojou-os bem quentinhos...
Mas a semana até correu bem, mesmo com muita tosse e noites mal dormidas à mistura!
No domingo, a magia do "Abracadabra", prendeu a Sofia com as bolas de sabão e o fumo que saía do caldeirão. A mim prendeu-me a beleza de alguns pormenores cenográficos de mais um dos concertos para crianças na Casa da Música.
No início da semana fizemos penachos de índio e improvisamos a caracterização com protetor solar e batom vermelho! Rápido, barato e divertido!
A Rita experimentou o trono das princesas! A cadeira das refeições da soberana Sofia! Estava tudo tão albo que até parece que a miúda fez uma vénia solene! Aguentou-se e até pareceu gostar desde que não a deixassem ali a governar sozinha...
Outra experiência inédita teve a Sofia ao contactar com algumas instalações artísticas de vídeo, luz, som e interação no novo espaço cultural bracarense GNRation. Algumas deixaram-na com medo... Como eu a percebi! Outras estimularam-na e fizeram-na interagir satisfeita.
Hoje expulsamos da janela as plantas todas e colocamos os feijões mung ao sol por suspeita de infestação com pequenos insetos... Ainda sinto remorsos por ter aspirado acidentalmente o belo feijão preto da Sofia e, por isso, os mung ficam lá fora para o que der e vier... E ajudam a compor a fotografia das nossas bebidas de cacau à la Green kitchen! Também as fizemos hoje! A Rita disse que eram muito boas e não resistimos! Ao contrário da Rita eu não tinha todos os ingredientes e adaptei a receita assim:

2 copos de leite de aveia
3 colheres de sopa de flocos de aveia pulverizados 
2 colheres de sopa de cacau cru
11/2 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de mel
4 cubos de gelo

É mesmo delicioso! Outra bebida que gostamos muito nos dias mais quentes e que já tínhamos feito para o almoço de hoje é chá de limão e canela frio. Faz-se assim, admitindo variantes que incluem hortelã:

1 litro de água
sumo de um limão
1 colher de chá de canela
1 colher sopa de mel
cubos de gelo a gosto

Como o fim da tarde foi muito atribulado com más disposições houve sopas para todos os gostos... Abóbora e batata doce para as meninas, canja de galinha para os pais. E como os estômagos pequeninos nunca ficam saciados ainda houve biberões de leite e, sem biberão, iogurtes com cereais e mel e mais leite e mais brincadeira e mais pouca vontade de dormir...

outra sopa de feijão verde























O meu curso de sopas via telefone com a Eva continua! Antes de lhe telefonar, pego no meu caderno e numa caneta para poder tirar notas! Estou a levar isto mesmo a sério! Quero aprender a arte da mistura de legumes e tenho-me divertido com isto.
Dá-me especial prazer preparar os legumes com todo o cuidado. Gosto de usar uma tábua e uma boa faca.
Descasco tudo na tábua e não na mão. Demoro no processo mas faço-o de forma tranquila. Tranquilidade é tudo o que preciso neste momento e neste momento preparar a sopa é o meu refúgio. Penso no filme a rapariga com brinco de pérola e a forma como ela preparava os legumes para a sopa e como os organizava por cores! Atitude que encantou imediatamente o pintor Vermeer. No livro esta cena é maravilhosa e a conversa entre a empregada e o futuro patrão é fantástica. No filme, como sempre é uma cena curta mas a imagem é tão bonita... todo o filme em termos de fotografia é encantador.
Bem! Eu agora sempre que faço a sopa sinto-me a rapariga com brinco de pérola e ando a tentar descobrir o máximo de combinações possíveis dentro dos legumes que encontramos facilmente nas prateleiras do supermercado ou nos nossos mercados! E para isso preciso da Eva ;)
A combinação de hoje estava tão boa que não podia deixar de partilhar!

Sopa de feijão verde (outra versão)

1 molho pequeno de vagens de feijão verde
3 ou 4 floretes de couve flor
2 cenouras grandes
1/2 curgete
1 cebola grande
2 dentes de alho

Partir tudo com calma em pequenos pedaços, deitar numa panela e cobrir com água (mais um dedo).
Deixar levantar fervura, reduzir, cozer 25 minutos e por fim juntar sal, azeite e triturar muito bem até ficar um creme aveludado.