quarta-feira, 8 de maio de 2013

sopa de batata doce e bolinhos de feijão preto e cacau























Quem me vir até pensa que ando inspirada!
Na verdade não é esse o caso mas estas pequenas coisas até sabem bem. Hoje não pude sair de casa por isso tive que cozinhar com o que havia! E o que havia era batata doce e desejo de bolo de chocolate!
Com a batata doce fiz uma sopa com caril e com o desejo de bolo de chocolate, pensei fazer o bolo de chocolate e beterraba mas não havia beterraba. Mesmo assim fui ao site da green kitchen procurar a dita receita. Enquanto procurava, encontrei esta! E a verdade é que com esta receita não tinha mesmo que sair de casa! A receita era feita à base de feijão preto e isso eu tinha!

Então é assim:

Sopa de batata doce com caril

Azeite
2 cebolas médias
1 colher de sopa de caril
3 cenouras médias
1 batata doce grande ou 2 médias
1 maçã vermelha
Água para cobrir
Sal

Refogar a cebola no azeite. Juntar o caril e refogar mais um pouco. Juntar a cenoura, a batata doce e a maçã. Mexer e juntar água suficiente para cobrir os legumes. Deixar levantar fervura e deixar ferver em lume brando meia hora. Juntar sal e mais um pouco de azeite e passar bem com a varinha mágica.
Servir com um pouco de caril em cima.

Bolinhos de feijão preto e cacau

1 chávena de feijão preto
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa ou outra manteiga de fruto seco. Eu usei manteiga de avelã com alfarroba!
2 colheres de sopa de leite de soja ou outro leite vegetal
1/2 chávena de açúcar de coco
4 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de farinha de arroz e um pouco de canela
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal

Aquecer o forno a 180º
Passar o feijão por água e deitar num processador de comida. Guardar 20 feijões para mais tarde. Juntar ao feijão o azeite, o leite e a manteiga de avelã. Pulsar até ficar uniforme. À parte misturar o açúcar, cacau, farinha, canela, fermento e sal. Juntar à mistura de feijão e pulsar até parecer musse de chocolate. Num tabuleiro de ir ao forno, forrado a papel vegetal, deitar com uma colher de sopa a massa directamente no papel. Formar pequenas "poças" de massa arredondadas e por fim deitar por cima alguns feijões em cada bolinho. Assar no forno durante 20 minutos. Retirar e deixar arrefecer completamente. A aparência é de bolacha mas chamo-lhes bolinhos por não ficarem duros como as bolachas!