quinta-feira, 9 de maio de 2013

palitos de cenoura e batata doce, sopas, bolachas de aveia, chá de limão e mel!!


Ufa! Parece muita coisa mas na prática é tudo muito rápido e fácil de fazer porque, se assim não fosse, esta semana não me meteria em aventuras gastronómicas porque tenho estado tão constipada que quase não consigo abrir os olhos... A Rita anda inspirada e eu desesperada!! Não há nariz nesta casa que não pingue!
Apesar de o meu apetite ter sido afugentado pela constipação lá vou fazendo algumas iguarias. Umas por prazer de experimentar, outras porque há boquinhas para alimentar. 
Os palitos sugeridos no livro sagrado da Green Kitchen adaptaram-se às existências em stock e simplificaram-se com batata doce e cenoura, bem regados com azeite e ervas aromáticas secas. Foram ao forno a assar e complementaram saborosamente o jantar.

Complementaram porque, obrigatoriamente, houve sopa para todos e todos os gostos. Sem sal para uma pequenina, com um bocadinho de sal para uma apreciadora de sopa e para os pais. 
A sopa de hoje levou apenas:

400g de abóbora
2 cenouras médias
uma mão cheia de favas 
1 dente de alho
água
sal
azeite

O modo de preparação é simples! Coze-se 25min/vel1/100º e tritura-se com uma pitada de sal e um fio de azeite durante 2min/vel7.

Para os apetites tardios da Sofia e, por vezes, dos pais, fiz umas bolachas de aveia tomando por base uma receita que já publiquei aqui mas que hoje fiz assim:

120g farinha de arroz
100g farinha de centeio
70g flocos de aveia integral
65g manteiga de soja
100g de xarope de agave
1 ovo

Juntei a manteiga com o xarope de agave e bati 30seg/vel5. Adicionei o ovo e programei 1min/vel5. Juntei a farinha de arroz e o centeio e mexi 30seg/vel5. Por fim, os flocos de aveia e programei 30seg/panela fechada/vel espiga.
Com uma colher retirei pequenas quantidades de massa e coloquei sobre um tabuleiro protegido com papel vegetal. Meti no forno a 180º durante 15 a 20 minutos.

Os chás de limão e mel têm sido, pelo menos, reconfortantes, já que parecem não ter suficiente poder para acabar com a constipação que se hospedou aqui em casa e já não há limão nem lima que resista a umas facadas e não acabe no caldeirão...