terça-feira, 21 de maio de 2013

atividades na cidade


Hoje não trago receitas para alimentar estômagos, mas trago sugestões para saciar espíritos ansiosos e curiosos! 
A propósito de um ninho de gaivota, hoje tivemos que rumar até ao escritório do João para observar facto tão curioso nos telhados da cidade, ali, mesmo em frente à janela do escritório, naquele telhado mais próximo, junto de uma chaminé, com a cabecita da gaivota em vigilância permanente. "Onde pai? Onde está o ninho?" Já nós, adultos, o tínhamos na mira, mas a Sofia, ainda com a bússola ou o GPS desatinados, procurava o ninho tentando decifrar as coordenadas que lhe dávamos. Não era fácil vê-lo...  
A vista panorâmica e privilegiada que se tem daquelas janelas vai ser partilhada com todos os que no próximo sábado queiram aparecer para conhecer o que se faz neste e noutros ateliers de arquitetura na baixa da cidade. O evento 4000 ateliers, tem nesta a sua segunda edição e promete muita dinamização, com atividades muito interessantes, que incluem gastronomia e workshops para crianças e que irão decorrer ao longo da tarde. 
Da primeira edição, que não prometia tanto quanto a que agora se anuncia, considerei ser uma iniciativa  com um caráter informativo e até educativo, além de histórico. Isto porque permite aos aderentes mais curiosos ver de perto o que se faz arquitetonicamente na "cidade dos arquitetos", esclarecer dúvidas e imergir em ruas e edifícios que merecem um olhar mais concentrado.
E ainda se podem ver ninhos de gaivota nos telhados ou ser ameaçado por uma progenitora desconfiada...