quinta-feira, 23 de maio de 2013

um lanche e um jantar

Há dias em que os lanches aqui em casa são momentos de degustação para a Sofia e para mim. Aproveito-me do amplo apetite da pequenina para desenvolver combinações de ingredientes que resultam de piscadelas de olho a receitas de outrem e da minha intuição. Às vezes a intuição perde-se... Mas combinações intragáveis, que me lembre e confiando na opinião dos comensais, só aconteceram duas vezes e nem chegaram à mesa... Mas, insucessos à parte, os lanches até costumam resultar bem e este batido de cacau foi um deles. Para acompanhar uma tosta integral barrada com mel juntei os seguintes ingredientes para dois copos:

1c. chá de mel
1c. chá de coco ralado
1c. chá de cacau em pó
1c, café de canela
2 copos de leite de soja

Bate-se na bimby 2min/50º/vel5 e serve-se imediatamente. Nos dias mais quentes pode adicionar-se uns cubinhos de gelo e não aquecer. 

As sopas, produto da minha intuição, também não correm mal. Este creme de espargos brancos ficou muito bom e não requer muitos ingredientes:

1 frasco de espargos brancos
1/2 batata doce
1 cebola média
2 dentes de alho
1 pitada de sal
água
salsa

Juntam-se os ingredientes todos no copo, exceto a salsa e cozinha-se 25min/vel1/100º. No final tritura-se, depois de adicionar o sal, durante 2min/vel7. Serve-se com umas folhinhas de salsa a decorar e aromatizar!