sexta-feira, 7 de junho de 2013

bolo de maçã e canela

Hoje tivemos a visita de uma amiga e, depois de muitos interesses e assuntos explorados, acabamos na cozinha a fazer um bolo para o lanche. Havia uma receita de mini queques de maçã e canela na revista Bimby de Maio que gostava de experimentar e, aproveitando o momento, adaptei-a assim:

75g manteiga de soja
150g farinha de espelta
1 maça descascada e triturada 5seg/vel5
120g xarope de agave
2 ovos
1 1/2 c,chá canela
1c.chá fermento

Colocar no copo o xarope de agave, a manteiga e os ovos e bater 3min/37º/vel3. Adicionar a maçã reservada, a farinha, a canela e o fermento e envolver 20seg/vel3. Colocar numa forma untada com manteiga e polvilhada com canela e coco ralado e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos. Verificar a cozedura com um palito.

plasticina



Ontem a Amélia passou o dia com a Avó. Como fiquei sozinha com a Ema, aproveitei a sesta da manhã para vaguear na internet à procura de coisas interessantes para fazer com as crianças em casa. No meio de mil coisas, encontrei uma receita de plasticina! Os ingredientes pareciam-me bastante simples, menos um! "cremor de tártaro"! Andei a procurar no google a ver se entendia o que era, mas nada. Apanhei então o metro e fui à baixa do Porto, à casa Januário e claro que eles tinham! Já o usei mas continuo sem saber o que é! É um pó branco parecido com fermento e que se usa em receitas de merengue e suspiros! Comprei também corante rosa, azul e amarelo. Mal podia esperar para começar! A Amélia adormeceu com a promessa de que mal chegasse o sol, iríamos fazer plasticina. E pronto! Lá chegou o sol e lá fomos nós para a cozinha mas desta vez para fazer plasticina e não bolos, pães ou bolachas!

Os ingredientes são:

1 chávena de farinha
1 chávena de água
1/4 de chávena de sal
1 c. de sopa de óleo vegetal
2 c. de chá de cremor de tártaro
Corante a gosto

Esta receita dá para uma cor. Eu fiz a receita 3 vezes para ter as cores primárias.
Faz-se assim:
Misturam-se todos os ingredientes numa panela sem nenhuma ordem em particular. Com uma colher de pau envolver bem todos os ingredientes até ficar quase sem grumos. Nesta altura deve ter uma mistura líquida. Põe-se então a panela em lume brando e mexe-se sempre sem parar até começar a ganhar forma. Mexe-se até não se poder mais! (cansa um bocado!) Depois tira-se do lume e amassa-se bem com as mãos, depois de arrefecer um pouquinho. Quando estiver completamente fria, está pronta para brincar. No fim guarda-se tudo em caixinhas com tampa. Eu usei umas que cá tinha de take away de sushi! Os pequenos recipientes onde vem o molho de soja ;)
Divirtam-se!