quarta-feira, 12 de junho de 2013

néctar de laranja, chá frio e tagliatelle com bife de atum e pesto




O sol decidiu vir aquecer-nos a tarde. Ainda bem, porque aqui em casa deu-nos motivos para fazermos bebidas frescas e um prato que já não tínhamos memória de o preparar! 
As bebidas são pouco elaboradas mas muito saborosas. O néctar de laranja faz-se colocando várias laranjas descascadas e sem pevides no copo da Bimby com uns cubos de gelo. Tritura-se 20seg/vel7 e serve-se de imediato.
O chá frio também se prepara rapidamente com:

1l água
1c.sopa mel
1c.chá de canela
sumo 1/2 limão e/ou 2 cascas limão
gelo

Mistura-se tudo e vai-se saboreando enquanto o sol ainda brilha e as crianças estão entretidas.
O jantar foi perfeito! Primeiro porque não fui eu que o fiz, segundo porque é uma combinação deliciosa e - como não há duas sem três - traz-me boas recordações!
É um prato rápido porque todos os ingredientes se preparam em poucos minutos. Esta receita foi feita sem  quantificar rigorosamente cada um dos ingredientes mas, para duas pessoas, levou o seguinte:

Pesto
1 mão cheia nozes
1 mão cheia salsa
1 mão cheia cebolinho
1 dente de alho
6 porções de tomate seco 
1 bocadinho de gengibre
1 malagueta
azeite qb

2 bifes de atum fresco
uma pitada de sal
azeite

tagliatelle de espinafres para 2 pessoas
água

Colocam-se todos os ingredientes para o pesto no copo e tritura-se 20seg/vel5. Coze-se a tagliatelle conforme recomendado na embalagem e aquece-se um pouco de azeite num tacho para grelhar levemente os bifes. Deverão ficar grelhados exteriormente e levemente crus no interior. Dispõem-se os bifes e a pasta no prato com um pouco de pesto sobre ambos. Hum...