segunda-feira, 17 de junho de 2013

bolo de limão

























Cheguei aqui para escrever e vi que a Eva também andou pela cozinha por causa da chuva! De facto não há melhor para fazer nestes dias do que cozinhar! E também eu consulto o tempo no meu telemóvel a toda a hora, na esperança de ver alterações e que apareça aquele simbolozinho maravilhoso que é o sol! E parece que ele vem aí para o fim de semana!
Bem, como já referi muitas vezes, o meu forte na cozinha é seguir receitas mas hoje resolvi inventar... e notou-se! He he he! De qualquer maneira, esta minha invenção de consistência enqueijada, até é viciante! Eu gosto e por isso vou deixar aqui a receita!

Preimeiro demolhar 2 colheres de sopa de sementes de linhaça em 6 colheres de sopa de água morna. Misturar 130ml de azeite, 1 chávena de açúcar pérola, 1 ovo, 2 iogurtes naturais, raspa de 1 limão, sumo de 1/2 limão, 1/2 chávena de flocos de aveia, a mistura de sementes de linhaça e água, 1 chávena de farinha de espelta integral. Depois de bem misturado, deitar numa forma de buraco assar a 200º no forno durante aproximadamente 30 minuotos ou até dourar. Retirar do forno e deixar arrefecer numa grelha.

biscoitos de aveia


Ontem, a tarde já anunciava os pingos de chuva que viriam a cair ao fim do dia e durante o dia de hoje. Este ano a chuva não nos larga e eu não largo o Instituto do mar e da terra. Nunca recorri, com tanta regularidade, a esta informação. Hoje vi que teremos sol ainda esta semana e temperaturas mais altas durante a próxima. Vai haver sol no S. João! 
Temperaturas e temperamentos à parte, é na cozinha que os dias de chuva se esquecem. Ontem agradou-nos uma bebida de cacau e uns biscoitos de aveia que retirei do livro Alimentação vegetariana para bebés e crianças, de Gabriela Oliveira. São bons e fáceis de fazer! 

100g flocos de aveia
2c.sopa passas de uva
100ml leite soja
3c.sopa mel
1c,sopa azeite
100g farinha espelta integral
1c,chá canela
raspa de1/2 limão

Misturar a aveia, as passas e o leite e deixar demolhar cerca de 30 min. Adicionar o mel, o azeite, a farinha de espelta, a canela e a raspa de limão e misturar. Retirar pequenas porções com uma colher e colocar sobre uma folha de papel vegetal num tabuleiro. Levar ao forno, a 180º, durante cerca de 20 min.