domingo, 30 de junho de 2013

café frio e salmorejo



Os dias têm estado muito quentes. Nem mesmo à sombra se consegue uma brisa! Aqui em casa temos feito muitas limonadas, chás frios e outras bebidas que vão surgindo ao sabor das vontades e da sede. Hoje fiz um café frio com mel e baunilha que ficou muito bom.
Até para as bebidas e pratos mais frescos a Bimby continua a ser uma auxiliar indispensável! Para fazer o café coloquei no copo uma colher de sopa de mel, meia colher de chá de essência de baunilha, um café ristretto bem cheio, uns cubos de gelo e um litro de água. Misturei 15seg/vel7 e servi com muita espuma!
Para o jantar e, porque até as crianças parecem reclamar da sopa quente, fizemos um salmorejo, um parente do vizinho gazpacho, mas sem pepino. Desde que provamos o salmorejo fazêmo-lo com frequência no verão. Quem gosta de gazpacho provavelmente também gostará de salmorejo. Para quem não aprecia sopas frias aconselho a provar esta. É muito fresco, prepara-se durante o dia para que possa ficar a refrescar no frigorífico e sacia a fome. Para duas pessoas faz-se assim:

2ovos cozidos
20g presunto
1/2kg tomate maduro(coração de boi)
2 dentes alho pequenos ou 1 grande
20g vinagre de arroz
75g azeite
sal
75g pão
Pica-se o presunto 5seg/vel7 e reserva-se. Coloca-se no copo o tomate, o alho e o sal e programa-se 30seg/vel7. Adicionamos o pão e o vinagre e trituramos 20seg/vel7. Incorporamos o azeite e trituramos 2min/vel10. Coloca-se num recipiente e vai para o frigorifico. Servimos acompanhado dos ovos cozidos muito bem picados e do presunto previamente triturado. Que jantar refrescante!