sábado, 3 de agosto de 2013

gelado de coco e hortelã, clássico com mirtilos e "pesto"


A Sofia está de férias mas a sua energia continua ativa! Para nos entretermos em casa procuramos empenhá-la em algumas tarefas que ela gosta de fazer como ajudar a cozinhar e, claro, a comer! A verdade é que ela não tocou em nenhum destes pratos... Havia um gelado com pepitas de chocolate e hortelã da Häagen Dazs no congelador e ela preferiu... Os bolos também não come. E o "pesto" nem se fala! Mas ajudou a confecioná-los com muita solicitude!
O gelado de coco e hortelã foi uma criação livre. Às vezes corre bem, outras muito mal... Este ficou muito bom e guarnecido com canela ainda melhor! Foi feito assim:

2 folhas de hortelã
3 c,sopa de açúcar mascavado
1 gema de ovo
1 lata de leite de coco
canela 

Coloca-se o açúcar e as folhas de hortelã no copo e tritura-se 1min/vel7. Adiciona-se a gema e mistura-se bem 30seg/vel5. Por fim mistura-se o leite de coco 30seg/vel5. Vai a congelar em recipiente apropriado e antes de servir coloca-se novamente na Bimby e mexe-se 1min/vel7 para que fique cremoso. Serve-se polvilhado com canela.

O clássico de mirtilos surgiu porque teríamos uma visita nesse dia e porque temos no frigorífico uma compota de mirtilos deliciosa. O João fala com saudade de um bolo de iogurte e mirtilos que comeu em casa de uns amigos e, por isso, decidi juntar ao delicioso clássico da Rita e às sucessivas alterações que lhe fiz a compota de mirtilos...

80g manteiga de soja
2 ovos
1 iogurte de soja
1 pitada de sal
3 copos de iogurtes de farinha de espelta integral
1/2 copo de iogurte de açúcar mascavado
2 c. sopa de compota de mirtilos
1 c. chá de fermento
1 c. sopa coco ralado

Juntei os ovos com o açúcar no copo e programei 30seg/vel5. Adicionei a manteiga e o iogurte e misturei 15seg/vel7. Acrescentei a farinha, o sal e o fermento e misturei muito bem 1min/panela fechada/espiga. No final juntei a compota e mexi levemente com uma colher. Deitei numa forma untada com manteiga e polvilhada com coco ralado e levei ao forno pré aquecido a 200º durante cerca de 40 minutos.

Ficou levemente queijado... mas delicioso! Muito bom ficou o "pesto" feito pela Sofia e pelo João. As nossas ervas aromáticas desapareceram assim como o nosso jantar! Neste "pesto" em que os frutos secos foram esquecidos... improvisamos a seguinte proporção:

1/4 de manjericão 
1/4 de coentros
1/4 rúcula selvagem
4 folhas de hortelã
4 metades de tomate seco
4 malaguetas pequenas
4 dentes de alho
azeite q.b.

Os ingredientes colocam-se no copo e trituram-se 1min/vel5. Pode comer-se apenas com pasta ou como fizemos aqui.

esta semana