domingo, 18 de agosto de 2013

bolo de coco




Esta semana foi recheada de atividades interessantes que prenunciam a ansiada semana de férias que aí vem! 
A Sofia tem-se mantido muito entretida com a sua própria agitação. No meio dos momentos de maior agitação física às vezes, oferece-nos pausas para cortar minuciosamente papéis que já estavam cortados... ou então a observar novas paisagens e locais que nós lhe vamos descrevendo para ver se lhe captamos a atenção. Ontem correu muito, falou bastante, mas também absorveu muita informação que precisava ser processada com muita interação gestual e sonora! Os bacalhaus mantiveram a sua rotina no aquário do Museu marítimo de Ílhavo, o ferry boat partiu em direção a S. Jacinto com muita gente, carros! e neblina a bordo e o dia passou sem pausas para as pálpebras que ameaçaram fechar mas foram sacudidas por mais um cãozinho, uma taça de cereais e uma vontade de beber água que não existia! 
A manhã de hoje começou com um passeio que é uma grande atração - a feira dos passarinhos na Cordoaria. Vale a pena pelo exotismo das cores, texturas e das espécies animais e humanas! No fim do almoço tivemos uma surpresa! Ovos moles de Aveiro em conchinhas que desaparecem com duas dentadas! Divinais! 
Ainda houve tempo para fazer uma versão mais light de um bolo muito bom que a minha irmã Rosa faz! Aqui vai a receita alterada:

4 ovos
5 colheres de sopa de mel
1 chávena de leite de aveia
1 chávena de coco ralado
4 colheres de sopa de manteiga de soja
1 1/2 chávena de farinha de espelta
2 colheres chá bicarbonato de sódio

Batem-se os ovos com o mel 1min/veo5. Adiciona-se o leite, a manteiga e o coco e mistura-se 1min/vel5. Por fim junta-se a farinha e o bicarbonato de sódio. Vai ao forno a 180º em forma untada com manteiga durante aproximadamente 40 minutos.