quarta-feira, 30 de julho de 2014

jardins suspensos e pão de banana


Há muito que desejava fazer um suporte de suspensão para vasos em macramé mas, sempre que empreendia a tarefa, percebia que me havia esquecido de como fazer a base... Ontem decidi simplificar ao máximo e nem experimentei o macramé! Fiz nós, procurei dar alguma estrutura e contentei-me com isto! 
Entretanto a Sofia também estava cheia de vontade de fazer coisas e, após uma incursão nos colares, decidimos fazer um pão. Como estivemos fora no fim de semana tínhamos umas bananas muito maduras e um frigorífico vazio por isso, procurar uma receita sem os ingredientes que nos faltavam, foi o primeiro passo. A Sofia só pedia gelados e bolos de chocolate mas acatou a ideia de que só este pão seria possível e dedicamo-nos a transformar o que havia em novos ingredientes para o fazermos.
A receita foi retirada do My new roots e adaptámos-la assim:

¼ de chávena de leite de soja6 c.sopa de azeite
6 c.sopa de mel
3 bananas maduras
2 chávenas de farinha de aveia integral (como não tinha farinha triturei na Bimby os flocos de aveia integral que tinha!)
1 c.chá de bicarbonato de sódio
1 c.chá de fermento em pó
½ c.chá de sal
1 chávena de nozes e pinhões


Aqueci o forno e forrei uma forma de pão com papel vegetal. Coloquei o leite, o azeite, o mel e as bananas no copo da Bimby e triturei até ficar um creme macio. Adicionei a farinha, o sal e os fermentos e mexi levemente. No final adicionei as nozes e pinhões mexendo com uma colher. Levei ao forno aquecido a 180º durante 30 minutos.